sábado, 28 de maio de 2011

TERCEIRO FICHAMENTO


Uso de produtos naturais como coadjuvante no tratamento da doença periodontal

JUIZ P.J. L. ; BARROS T. F. Uso de produtos naturais como coadjuvante no tratamento da doença periodontal Rev. bras. farmacogn. vol.20 no.1 Curitiba Jan./Mar. 2010

“A doença periodontal é descrita como um conjunto de processos inflamatórios e infecciosos que ISSN 0102-695X acomete os tecidos periodontais, de etiologia multifatorial, incluindo Diabetes mellitus insulino dependente, infecção por HIV, tabagismo, alterações neutrofílicas  e predisposição genética.”(p.2)
 “terapia periodontal convencional realizada com sucesso tem o objetivo de manter a saúde dos tecidos periodontais, porém a recolonização da área subgengival pelos periodontopatógenos, resultado de uma terapia preventiva de manutenção falha, pode acarretar em uma doença recorrente. Desta forma produtos naturais poderiam auxiliar no controle do crescimento do biofilme dental subgengival.”(p.4)
“Alho (Allium sativum) tem mostrado conhecida propriedade antibacteriana, antifúngica e antiviral, a esse respeito Bakri & Douglas (2005) testaram o efeito desta planta sobre o crescimento e enzimas proteolíticas dePorphyromonas gingivalis. O extrato de alho inibiu o crescimento, CIM (Concentração Inibitória Mínima) 142,7-35,7 mg/mL e também mostrou um efeito bactericida, CBM (Concentração Bactericida Mínima) 35,7-1,1 mg/mL, sobre o organismo testado. Ainda, a atividade proteolítica da protease de P. gingivalis foi inibida em 94,88%. Estes dados sugerem que esta planta é um importante coadjuvante no tratamento de pacientes portadores de periodontite (Bakri & Douglas 2005).”(p.8)
“O desenvolvimento tecnológico e industrial traz ao mercado diariamente produtos como escovas elétricas, irrigadores elétricos, que facilitam a higiene bucal e controle de placa. A esse respeito Pistorius e colaboradores (2003) associaram a esta tecnologia um antisséptico bucal contendo extrato de ervas medicinais de Salvia officinalis, Mentha piperita, Matricaria chamomilla, Commiphora myrrha, Carvum carvi, Eugenia caryophyllus e Echinacea purpurea na concentração de 2,5 partes do agente em 100 partes de água, preparado pelos participantes do projeto. Esta inovação conseguiu reduzir o índice de sangramento gengival no grupo de pacientes com gengivite, resultado estatisticamente significante quando comparado ao grupo controle, composto de pacientes que utilizavam irrigadores convencionais.”(p.21)

“O Brasil possui a mais rica flora em todo o mundo, com mais de 56.000 espécies de plantas, cerca de 19% da flora mundial. Estimativas indicam aproximadamente 5 a 10 espécies de gimnosperma, 55.000 a 60.000 espécies de angiospermas, 3100 espécies de briófitas e 1200 a 1300 espécies de pteridófitas, e em torno de 525 espécies de algas marinhas (Giulietti et al., 2005). Esta biodiversidade pode ser uma rica fonte de matéria-prima de produtos naturais com atividade antimicrobiana e representa uma alternativa promissora no combate as cepas multirresistentes.”(p.25)
Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2010000100026&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário