domingo, 29 de maio de 2011

SÉTIMO FICHAMENTO

Comparação entre a concentração de mastócitos em carcinomas espinocelulares da pele e da cavidade oral

PARIZI A. C. G. ; BARBOSA R. L. ; José Luiz Santos PARIZI J. L. S. ; NAI G. A. Comparação entre a concentração de mastócitos em carcinomas espinocelulares da pele e da cavidade oral,  An. Bras. Dermatol. vol.85 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2010

 

“Os carcinomas espinocelulares (CECs) são neoplasias malignas originadas do epitélio escamoso e podem ser bem, moderadamente ou pouco diferenciados, ou ainda indiferenciados. Esses tumores podem ocorrer na pele (local mais frequente), boca, laringe, esôfago e colo uterino, locais esses revestidos por epitélio escamoso, ou no contexto de metaplasia escamosa, em que o epitélio original sofre transformação para epitélio escamoso, como é observado nos casos de CEC brônquico.”(P.1)

“Os mastócitos podem acumular-se ao redor das neoplasias cutâneas.1 Raros trabalhos não evidenciaram aumento de mastócitos nessas neoplasias.14 Evidências atuais sugerem que os mastócitos contribuem para a tumorigênese das neoplasias cutâneas por quatro mecanismos.”(P.25)

“Degradação da matriz extracelular. Por meio de suas próprias proteases e indiretamente pela interação com outras células, os mastócitos participam na degradação da matriz extracelular, a qual é necessária para a disseminação do tumor.”(P.27)

O presente estudo mostrou que a concentração de mastócitos é quase 0,5 vez maior no tumor do que na margem livre de neoplasia, independente da localização e do grau de diferenciação. Tal achado sugere que o aumento da concentração de mastócitos no tecido seja importante para o desenvolvimento dos CECs (crescimento e invasão tecidual), mas não para a diferenciação celular.”(P.37)

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962010000600006&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário