sábado, 28 de maio de 2011

QUARTO FICHAMENTO


Mitomicina C e "Excimer laser"

WALLAU A.D. ;LEORATTI M. V. Mitomicina C e "Excimer laser" Arq. Bras. Oftalmol. vol.68 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2005


“A mitomicina C (MMC) é um antimetabólito alquilante derivado do Streptomyces caespitosus(1). Atua bloqueando a replicação de DNA e RNA e inibindo a síntese protéica, sem ciclo celular específico de ação(1). Células em rápida atividade proliferativa são mais suscetíveis à ação da droga. Inicialmente usada como agente quimioterápico sistêmico, a MMC é atualmente utilizada na oftalmologia em cirurgias de glaucoma(2)e pterígio(3), para tratamento de neoplasias de conjuntiva e córnea(4), em penfigóide ocular cicatricial(5) e recentemente em cirurgias fotoablativas de superfície como moduladora da resposta cicatricial corneana.” (p.1)
“McDermott et al., avaliaram os efeitos da MMC sobre o endotélio humano em duas diferentes concentrações(29). Quatro pares de córneas humanas foram submetidos à irrigação apenas com solução salina (quatro córneas, controles) ou solução salina acrescida de MMC 0,002% (quatro córneas) durante três horas. O experimento foi repetido com dois pares de córneas (casos e controles) e MMC desta vez 0,02%. Paquimetria corneana óptica foi realizada a cada 15 minutos em todas as córneas. Ao final das três horas de experimento, as córneas foram avaliadas por microscopia eletrônica. Não houve diferença estatística na paquimetria corneana ou na avaliação por microscopia eletrônica entre o grupo irrigado apenas com solução salina e o grupo que recebeu MMC 0,002%. Perfusão corneana com MMC 0,02% resultou em edema corneano imediato, com importantes alterações estruturais à microscopia eletrônica. Os autores ponderam que o endotélio corneano humano é relativamente amitótico, porém mesmo células amitóticas necessitam reparo periódico de seu DNA, e a MMC talvez interfira neste processo em longo prazo. A córnea está constantemente exposta à luz, sendo provável dano ao DNA induzido por radiação ultravioleta.” (p.8)
“aplicação única de mitomicina C durante cirurgia fotoablativa de superfície tem se mostrado uma opção segura e eficiente para fins terapêuticos em olhos com opacidade corneana pré-existente e/ou profiláticos em olhos com alto risco de desenvolvimento de opacificação corneana pós-operatória. Novos estudos ainda são necessários para determinar a menor concentração e o menor tempo de exposição corneana eficaz da droga para cada fim óptico/refrativo. O uso da mitomicina C em cirurgia fotoablativa de superfície corneana deve ser cauteloso até que seguimento de longo prazo avalie sua inocuidade tardia.” (p.33)
Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492005000600031&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário