sábado, 28 de maio de 2011

SEGUNDO FICHAMENTO


Uso de serviços odontológicos por pacientes com síndrome de Down

OLIVEIRA A. C. ; CZESNIA D. ; PAIVA S. M. ; CAMPOS M.R. ; FERREIRA E. F. Uso de serviços odontológicos por pacientes com síndrome de Down, Rev. Saúde Pública vol.42 no.4 São Paulo Aug. 2008 

As crianças e adolescentes com síndrome de Down são pacientes comuns dos consultórios médicos, daí a importância desses profissionais estarem sempre atentos ao cuidado integral do paciente, fornecendo todas as informações necessárias ao cuidador.” (p.25)
“A chance de ter alguma experiência odontológica aumentou com a idade, independentemente dos demais aspectos analisados, conforme esperado.16 Com o avanço da idade, as alterações dentárias comuns à síndrome de Down podem provocar intercorrências que necessitarão da intervenção do dentista, na maior parte curativas.”(p.26)
“A integralidade vem sendo incorporada à consciência crítica dos profissionais de saúde. Não basta, no entanto, que esses profissionais possuam um olhar atento e capaz de apreender as necessidades do usuário se a população não tem condições de acesso a um sistema com cuidados integrais. Embora o estudo tenha identificado alto percentual de crianças e adolescentes com síndrome de Down com atenção odontológica, o fato desses pacientes já terem ido ao dentista não significa, necessariamente, que tenham recebido atenção odontológica integral e contínua. Muitas vezes acontece apenas a resolução imediata do problema que levou à consulta, e não um atendimento odontológico composto por procedimentos preventivos e curativos que visem suprir todas as necessidades pertinentes à saúde bucal daqueles pacientes.”(p.30)
Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102008000400016&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário